Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Janeiro, 2015

Laerte Leite Cordeiro (*)

Mercado de Trabalho para Executivos em 2015

Todos estamos conscientes de que o mercado de trabalho para executivos em 2015 deve conviver com as dificuldades trazidas por uma conjuntura econômica recessiva. Os indicadores são claros quanto à inflação crescente, um PIB fraco, exportação modesta, dificuldades financeiras das empresas privadas e até um Governo que tem problemas para pagar suas contas.

Num ano em que tudo parece ser difícil não há como se esperar um mercado de trabalho florescente, com grandes planos de expansão das empresas e pleno de oportunidades e emprego para os executivos brasileiros.

Na pirâmide de trabalho profissional percebe-se o grande número de jovens graduandos que ingressa no mercado buscando seu futuro, o continuo crescimento da presença das mulheres qualificadas disputando posições de mando e a permanência, no mercado de trabalho, de profissionais e executivos de mais idade e história, cada vez mais saudáveis e competentes, que nem cogitam de sua aposentadoria.

Tal cenário mostra, no que respeita às áreas de atuação profissional, que Marketing e Vendas deverá receber uma acentuada procura no mercado de executivos de gestão, gerência e direção, para enfrentamento das dificuldades que se apresentam, num mercado fraco, pouco comprador e onerado por uma crescente inflação.

A atividade industrial, gerando empregos para executivos da função produtiva, não deverá, tudo indica, ser uma grande fonte de oportunidades profissionais, diante de uma conjuntura econômica difícil, com um mercado nacional pouco comprador e escasso de vendas para os mercados mundiais.

Os empregos para executivos na Área Administrativo-Financeira podem ser um bom caminho para os profissionais envolvidos com as dificuldades de credito, de tributos, de escassez de recursos orçamentários e crescente complexidade nas relações trabalhistas. Os profissionais da Área serão buscados para administrar custos, racionalizar despesas, economizar recursos e manter as empresas funcionando até que o cenário melhore.

Na medida em que a Tecnologia da Informação é parte essencial da vida empresarial moderna, espera-se que haja ainda uma procura razoável desses profissionais no mercado de trabalho, ainda que os investimentos em novos equipamentos sofram as dificuldades naturais do momento atual.

Embora não haja mais dúvidas quanto à importância fundamental da boa administração de Recursos Humanos nas empresas, parece que este 2015 não será tão rico de oportunidades para os executivos da Área. Vale observar que nas empresas grandes, medias e pequenas as relações profissionais serão principalmente oneradas pelas dificuldades naturais que uma conjuntura recessiva normalmente traz. O ingresso de profissionais nas empresas será mais reduzido, o treinamento será necessário e os problemas serão mais acentuados na área de remuneração e de relações trabalhistas.

Espera-se pois um mercado geral de trabalho para executivos e profissionais com uma menor procura geral e alguma ênfase em áreas onde as empresas venham a sentir mais de perto a necessidade de reforço ou melhoria. Entendemos que 2015 não será um ano de grande expansão de atividades, nem dos Governos, nem das Empresas e quem sabe menos ainda das Pessoas.

Entendendo, porém, que há uma consciência nacional de que este será um ano modesto, oxalá preparatório para um produtivo e feliz 2016, todos nós brasileiros deveremos nos empenhar em reerguer o País para novas e merecidas plataformas de sucesso e desenvolvimento.

o o O o o

(*) Laerte Leite Cordeiro é Consultor e Coach Sênior de Carreiras Executivas, Mestre em Administração e Especialista em Recursos Humanos por Harvard e Stanford. São Paulo, Janeiro, 2015
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –