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Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
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Novembro, 2014

Laerte Leite Cordeiro (*)

“ 150 anos de Administração “

Já faz 60 anos que a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, iniciou suas atividades no Brasil. De lá para cá foram feitas pesquisas, livros escritos, revistas técnicas publicadas, cursos e congressos realizados e milhares de profissionais de Administração em nosso País, formados em uma centena de Faculdades especializadas no assunto.

Nos Estados Unidos, na Europa e no Mundo a Administração tem sido pesquisada,ensinada, desenvolvida e praticada nas Universidades e Empresas nos últimos mais de 100 anos, divulgando conceitos, princípios, processos e técnicas a serem utilizadas pelos seus profissionais e pelos profissionais do mundo todo.

O QUE SE APRENDEU?

Curiosamente, porém, uma análise do que ainda hoje acontece nas empresas e organizações em geral parece demonstrar que pouco se aprendeu e usufruiu ao longo de tantos anos de ensinamentos e desenvolvimento e que muitos Gestores atuais, de todos os níveis hierárquicos, ainda praticam uma Administração que fica a dever em eficiência e eficácia.

Que fim levaram os conselhos de Taylor, Fayol, Mayo, Maslow e McGregor e dos velhos Koontz & O’Donnell? Isso só para citar alguns nomes, esquecidos por muitos dos nossos Gestores de hoje, que continuam administrar de forma muitas vezes incompetente e inadequada, levando suas organizações à ineficiência e às vezes ao desastre?

CRÍTICAS À GESTÃO ATUAL

Vejamos alguns exemplos que autorizam nossa apreciação crítica a muitos Gestores que estão por aí nas organizações:

ainda hoje é preciso enfatizar aos gestores em geral a necessidade de que sejam líderes - mais do que chefes - de seus subordinados.

continua a ser necessário reforçar a idéia de que é preciso saber ouvir nos processos de comunicação entre chefes e subordinados.

entre os grandes problemas que atrapalham as organizações ainda está o da resistência das pessoas às mudanças que as afetam.

os gestores em geral ainda não sabem lidar bem com a motivação dos membros de suas equipes.

o planejamento ainda é muito menos importante do que a operação.

percebe-se que a responsabilidade continua a ser cobrada com mais ênfase do que se dá autoridade.

competências e atividades ainda se misturam sem muita clareza na atuação dos gestores.

o conceito de organização informal é ainda desconhecido ou ignorado por um grande número de chefes.

a gestão, para muitos gestores, ainda é sinônimo de mandar, controlar, punir, demitir.

“Cultura Organizacional” é ainda um conceito pouco conhecido e trabalhado pelos gestores em geral.


A lista poderia ser muito mais longa, incluindo outros aspectos da difícil Arte ou Ciência da Administração mas certamente a pequena lista acima ganha a concordância da maioria dos leitores.

E daí a pergunta que fica é: Por que?

RAZÕES E RECOMENDAÇÕES

Será que a razão para que os Gestores ainda cometam seus erros tem a ver com a inadequada preparação do tema Administração nas Universidades ou no fato de que o dia-a-dia da escola prática das empresas promove o “desaprendizado” da boa gestão ou o esquecimento do que se aprendeu? Não temos ainda uma boa resposta para essa dúvida e certamente o assunto merece pesquisa e investigação.

Vale, porém, chamar a atenção dos nossos gestores, em todos os níveis, para o fato de que as teorias, conceitos, definições e ensinamentos da Administração ainda estão aí, nos livros, pesquisas, artigos, congressos e seminários para serem seguidos. O que é preciso é não se deixar levar pelos maus exemplos e conselhos, pelas más práticas, pela pressão exagerada por resultados e pela simples repetição de tudo o que era bom ontem, ignorando todas as mudanças que os tempos ensinaram.

A recomendação a todos e a cada gestor é de que leia mais, pesquise mais, ouça os recados dos bons autores, não se acomode e a cada dia seja um melhor Administrador, fazendo valer tudo o que hoje já se sabe de organizações e pessoas.

Atenciosamente,

Laerte Leite Cordeiro

(*) Laerte Leite Cordeiro é Administrador, Mestre em Marketing e Recursos Humanos e Consultor e Coach Sênior em Carreiras Executivas e Outplacement. São Paulo, novembro, 2014.
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LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
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