Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Abril, 2014

Laerte Leite Cordeiro (*)

O NOVO MERCADO DE TRABALHO

Anúncios classificados em jornais e revistas já não atraem muitos interessados e são mais utilizados para cargos de menor expressão hierárquica. Os úteis Bancos de Vagas - pagos ou não - , nos quais se buscavam profissionais para admissão, tem muitos candidatos em seus cadastros, mas de currículos muitas vezes de conteúdo apenas modesto. Os amigos, parentes, colegas e demais figuras que compunham nosso network, útil para a hora da busca, hoje estão cansados e com pouca disposição para a indicação. O “trabalhe conosco” que se via no cantinho do site das grandes empresas, desapareceu ou é pouco usado. As empresas de outplacement/recolocação estão quietas, provavelmente vivendo grandes dificuldades para cumprir suas promessas. O que sobra, então, para quem se desemprega ou é demitido e precisa de emprego ou para as empresas que precisam contratar profissionais de qualidade e tem urgência?

Para executivos e profissionais de nível sobra então uma das grandes redes sociais da Internet onde os profissionais se anunciam, onde os grupos se formam e onde os caçadores (hunters) se engalfinham procurando atrair profissionais, empregados ou não, para os seus clientes. É lá que está o novo mercado de trabalho para Supervisores, Coordenadores, Gerentes e Diretores e é lá que a luta se trava, cada consultor ou cada profissional de recrutamento e seleção buscando o executivo que não se encontra em outro lugar. Vale lembrar que embora de amplitude e divulgação muito maior, no que se refere a contatos pessoais, a outra grande rede social muito conhecida se caracteriza mais pelo lado do social do que pelas oportunidades que oferece como arena de natureza profissional.

Então o caminho para quem perdeu seu emprego e precisa buscar outro e ainda não alcançou níveis hierárquicos mais altos, parece ser mesmo o de lutar com muita intensidade em todas as frentes populares citadas acima, mesmo conhecendo das dificuldades que essa luta impõe. Jornais, Agências, Network Pessoal, Empresas de “Job Seeking”, Sites de empresas e por aí afora.

Se V. já se pode chamar de Executivo, com conteúdo acadêmico, experiência profissional, história gerencial, Inglês e Tecnologia da Informação vivência internacional e anda pela casa dos 30 ou 40, seu caminho é a rede social mais profissional, aparecendo lá em todos os cantos, participando de todos os grupos que puder, com uma boa fotografia e relações com todos os executivos profissionais disponíveis.

Esses são hoje os caminhos para quem quer um novo emprego ou para o “ hunter” ou profissional de RH que está procurando para contratar. Convém, porém, lembrar, que antes de montar uma estratégia e operacionalizar sua candidatura é preciso saber bem o que se quer, contar isso num bom currículo e estar preparado para enfrentar os processos de seleção atuais, que vão se sofisticando e complicando a cada dia.

Vale, também, recordar, que não é suficiente estar presente com seu nome, cargo e empresa atual na rede escolhida. É fundamental estar alerta para convites, chamados e contatos, vindos de recrutadores de empresas ou de consultores de “hunting”. Empregado ou não, feliz ou infeliz no emprego atual, sempre vale a pena atender quem lhe procura, porque, do outro lado pode estar a grande oportunidade de sua vida. Infelizmente, muitos executivos e profissionais continuam não retornando chamados e se mostram pouco interessados no que possa chegar através de meios de comunicação, ficando por isso sem conhecer de oportunidades e sem informações úteis sobre o mercado de trabalho.

(*) Laerte Leite Cordeiro é Consultor Sênior em Hunting, Outplacement, Coaching e Consultoria Empresarial, em São Paulo. Abril, 2014.
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –