Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Dezembro, 2013

Laerte Leite Cordeiro (*)

2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS

O ano de 2013 se abria, em Janeiro, com dúvidas, mas também com esperanças. As dúvidas ficavam por conta de um fraco fim de 2012, onerado pelo retorno da crise internacional e a volta de uma situação delicada pra a maioria das empresas brasileiras. A esperança era assentada ainda nos PACs, no Petróleo, nos Planos do Governo Federal e, afinal de contas, porque 2013 era a véspera da Copa do Mundo em 2014. Os números feios de 2012, iriam ficar para lá e 2013, mesmo que não fosse brilhante seria preparatório para um 2014 de muito sucesso nacional.

Mas o que se viu foi que as dúvidas e preocupações do início de 2013 foram incrementadas com os protestos populares de todos os tipos, com os escândalos na administração política e pública do País, com a lentidão das obras de infraestrutura e com a maioria das empresas privadas passando por maus bocados. Em consequência, o mercado de trabalho para executivos reduziu drasticamente o número de oportunidades, exigiu dos candidatos a emprego qualificações superlativas e, afinal, mostrou números extremamente modestos, com há muito não se via no Brasil.

No lado das esperanças pouco restou. Os bons resultados da seleção brasileira de futebol ficaram aí para nos mostrar que alguma coisa do que se esperava, aconteceu. No lado econômico e empresarial porém, o ano de 2013 foi pobre de sucessos, com a maioria das empresas privadas preocupadas em sobreviver e se manter no mercado, deixando as contratações para outra hora e racionalizando ao máximo os seus quadros superiores. 2013 começou mal e terminou pior, com algumas empresas chegando mesmo a ensaiar demissões ou a extinguir vagas em seus quadros médios e superiores. O primeiro semestre manteve boas aparências mas o segundo mostrou números não vistos no mercado já há muitos anos. Se 2012 foi fraco, 2013 foi muito pobre de ofertas de empregos para profissionais de nível.

E é nesse contexto que chega o ano da Copa, 2014, com promessas e esperanças de todo tipo, mas sem certeza de nada. Quando passar o fim de ano e estivermos prontos para enfrentar o 2014 que vem por aí, vamos poder saber melhor o que tempos para enfrentar. Parece que não há muitas dúvidas de que o novo ano – principalmente no primeiro semestre – será mais rico de oportunidades para os profissionais da Área de Marketing e Vendas, que serão chamados a dar sua contribuição num 2014 que se espera seja de festas e alegria, lembrando, porém, que poderá ocorrer uma marcada diferença entre os dois semestres no ano, dependendo dos resultados esportivos – e outros – a serem alcançados.

Como já vem ocorrendo nestes últimos tempos, percebe-se que São Paulo vai se transformando num grande mercado de Serviços, crescendo a olhos vistos e que o próximo ano só vai acentuar esse desenvolvimento setorial. Se tudo correr bem e o Brasil ganhar a Copa ou mesmo mostrar um bom desempenho ao longo dela, o segundo semestre pode ser bom do ponto de vista do mercado de trabalho e das empresas e levar o ano a números confortáveis. Um mau resultado e todas as coisas ruins de nossa conjuntura vão explodir novamente, criando um ambiente difícil para todos nós. É a nossa cultura!

Sem dúvida 2014 é um ano chave na vida do Brasil e que depende de muitas variáveis que nem o Povo nem os Governantes controlam totalmente. Diz o ditado popular que Deus é Brasileiro! Tomara que seja mesmo.

(*) Laerte Leite Cordeiro é Consultor Sênior de Empregos e Carreiras e Diretor Geral da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos. S.Paulo, dezembro, 2013
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –