Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Setembro, 2013

Laerte Leite Cordeiro (*)

SABER, TER E USAR...
Recados para o Empresário-Administrador

O que é que todo empresário da pequena e media empresa, que também é o administrador de sua organização precisa saber, ter e usar para alcançar sucesso e fazer crescer seu negócio?

Certamente sem pretender esgotar a lista de conhecimentos, experiências, capacidades e competências eventualmente necessárias, parece importante relacionar algumas das que podem consideradas fundamentais e essenciais para reduzir os problemas da gestão e permitir a realização dos objetivos pretendidos.

Assim,

PROCURE SER MAIS UM LÍDER DO QUE UM CHEFE DO SEU PESSOAL
O empresário-administrador deve ser o “manda-chuva” ou chefão que manda, cobra, ameaça e pune ou deve ser o líder de sua equipe a quem todos vêm como modelo, inspiração, que ouve, pede, orienta, mostra e ajuda? O líder faz parte e é o capitão do time

É IMPORTANTE ANTECIPAR MUDANÇAS QUE O FUTURO TRARÁ
Algumas mudanças são previsíveis e já estão batendo à porta. Outras mudanças da vida de sua empresa virão no futuro e é preciso estar sempre muito alerta e preparado para a adaptação rápida. Quem ficar para trás pode ter que pagar o preço de ter ficado parado.

SUA EMPRESA TEM UMA “CULTURA” PRÓPRIA. IDENTIFIQUE-A E TRABALHE COM ELA
“Cultura” e “jeitão” são a mesma coisa. Cada empresa tem o seu. São valores, éticas, história. É importante que o empresário reconheça essas condições e se lembre que cultura organizacional e personalidade são coisas parecidas e de nada adianta querer contrariar a sua verdade.

MUDE AS COISAS NA EMPRESA MAS AVALIE E PROCURE EVITAR A RESISTÊNCIA DAS PESSOAS
As mudanças são a característica dos tempos modernos. O empresário-administrador precisa lidar com elas e enfrenta-las. Deve lembrar, porém, que as mudanças impactam em pessoas e grupos na organização e que a resistência pode aparecer, principalmente por falta de informação daqueles que serão atingidos pelas mudanças. Mudar é preciso, resistência não!

SAIBA OUVIR E QUANDO FALAR OU ESCREVER PENSE NO INTERLOCUTOR
Em sua posição na empresa será muito importante que saiba ouvir com clareza e isenção aquilo que as pessoas estão querendo lhe dizer.Mas ao falar ou escrever para as pessoas lembre-se que é preciso se comunicar de uma forma que o ouvinte ou leitor entenda sua mensagem. Não é preciso ser bonito, é preciso ser eficaz.

ORGANIZE SEM BUROCRATIZAR
Organizar com eficiência, produtividade e eficácia deve ser o objetivo maiúsculo de todo empresário-administrador. O risco é que a busca desse objetivo pode trazer consigo a burocracia, a papelada sem razão, a demora nas decisões e o prejuízo para os clientes. Procure não misturar as coisas.

DELEGAR AUTORIDADE PODE SER A CHAVE DO SUCESSO
Use o que de melhor os seus subordinados tem para oferecer à sua empresa. Talvez eles precisem de sentir que V. confia neles, que V. dá a chance de mostrarem o que sabem e que V. não precisa ficar olhando por sobre os ombros deles enquanto cumprem suas responsabilidades. Corra o risco, oriente-os e deixe que façam suas tarefas com liberdade de errar.

NUNCA TRANSFIRA RESPONSABILIDADES QUE SÃO SUAS
Cobre de sua equipe a responsabilidade que é deles, uma vez que V. delegou autoridade para a execução de suas tarefas. Mas é muito importante, também, que o empresário-administrador não queira passar para o grupo a responsabilidade final que é afinal de contas é sua, de responder por tudo o que acontece na empresa.

SEJA NORMAL. NEM “DEVAGAR”, NEM “WORKAHOLIC”
É normal que o empresário-administrador de uma pequena empresa aqui e acolá se sinta cansado e por isso um pouco “devagar”. Ou que, às vezes, o fragor da batalha o leve a exagerar, convertendo-o em um viciado em trabalho transitório. O que não pode é adotar um ou ou modelo permanentemente. Organize-se e tire férias, sim.

O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR É, ANTES DE TUDO, UM GENERALISTA E UM ESTRATEGISTA
Convenhamos que até nem parece, se observarmos e dono, ems seu dia-a-dia, na empresa. Corre de um lado para outro, toma diferentes decisões, fala com muita gente e assim por diante. E é preciso que seja assim para a empresa andar. Mas que ninguém se iluda. Ele tem os braços e as costas para todo dia mas é também a cabeça pensante, generalista e o estrategista do seu negócio. Para carregar peso pode se ter muita gente. Mas para planejar, integrar, coordenar e comandar é só o próprio empresário.

CONDUZIR REUNIÕES, FAZER APRESENTAÇÕES E ESCREVER RELATÓRIOS SÃO COMPETÊNCIAS BÁSICAS
Uma boa Secretária ou um bom Assistente podem ajudar muito o empresário-administrador em suas tarefas de comandar a empresa. Mas embora todos possam ajudar na preparação das atividades, o líder da organização é que vai ter que entregar a mensagem mais importante. Não há como se fazer substituir e a responsabilidade aí dificilmente poderá ser repassada. Aprenda como fazer e alcance o sucesso.

NUNCA DISCRIMINE PESSOAS
Cuidado com a primeira impressão. Dê tempo às pessoas para efetivamente mostrarem seu valor. Discriminar é rotular, marcar e carimbar pessoas, o que certamente não se recomenda e que pode levar a problemas para a empresa, o individuo envolvido e o próprio empresário-administrador. Avaliar, diferenciar e individualizar, sempre. Mas permitindo sempre a possibilidade da pessoa mudar, melhorar e alterar o seu perfil e a sua imagem.

É PRECISO SEMPRE SER UM BOM CIDADÃO. PENSE NO AMBIENTE
Não basta apenas não jogar papel usado pela janela do carro, dar uma esmola de vez em quando ou evitar cópias dos e-mails recebidos. O empresário-administrador precisa olhar para sua empresa e constantemente pensar em como pode produzir e ganhar dinheiro e ao mesmo tempo ajudar o País a se desenvolver e ser um melhor lugar para se viver. Vale reservar uma pequena porção de sua energia para fazer as pessoas serem melhores e o ambiente menos hostil.

NÃO FIQUE POR FORA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Não interessa muito saber de que Geração estamos falando, X,Y ou Z. O fato é que o empresário-administrador não pode ficar afastado dessa tecnologia não relevante nos dias atuais. Celulares, Computadores, Internet e tudo quanto vem junto são hoje necessidades pessoais e gerenciais, sem as quais vai ficando impossível dirigir um negócio. O empresário precisa desses instrumentos e não adianta reclamar ou justificar sua ignorância. O que V. não sabe, talvez seu filho de 10 anos possa lhe ensinar.

Os comentários deste artigo não tem, por objetivo, fazer o empresário-administrador da pequena ou média empresa se sentir insuficiente ou incapaz para a gerência de seu negócio. O que se pretendeu foi chamar a atenção desses líderes para capacidades e competências tão relevantes nos dias que correm e para o futuro. O empresário deve entender que esse é o mundo no qual atualmente vivemos e que o sucesso nos negócios, principalmente quando se é pequeno, depende em muito da atualização dos nossos conhecimentos e do bom uso das experiências vividas.

(*) Laerte Leite Cordeiro, é Consultor de Empresas e Executivos. Diretor Geral da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, São Paulo, Setembro/2013.
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –