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Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
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Agosto, 2013

Laerte Leite Cordeiro (*)

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA

Foi por volta dos anos 60 que se começou a se falar de Desenvolvimento Organizacional, quando Richard Beckhard, Warren Bennis, Edgar Schein e seus companheiros reuniram suas pesquisas, aulas e experiências e publicaram um conjunto de livros sobre mudanças, organização, cultura e sucesso empresarial.

No início dos anos 70 algumas grandes organizações, no Brasil, já falavam essa nova linguagem em sua administração, mas era ainda uma novidade, adotada talvez com alguma hesitação e pouco conhecimento inicial.

Mas à medida que os tempos foram passando e o ritmo e a intensidade das mudanças nas organizações e no Mundo foram se incrementando, o conceito de Desenvolvimento Organizacional foi se divulgando e sendo melhor entendido até que hoje - e cada vez mais – virou tema e preocupação fundamental num grande número de empresas.

Hoje, entende-se que Desenvolvimento Organizacional é um conceito e um processo continuo e permanente de transformar uma empresa e sua “cultura” em uma entidade plástica que deve se amoldar, naturalmente, a um contexto de permanente mutação social, econômica e tecnológica.

Ninguém mais duvida, atualmente, que qualquer empresa precisa conviver bem com um mundo de intensa e continua mutação interna e externa, para alcançar e se manter um sucesso. Mas para que isso aconteça é preciso que esteja continuamente zelando para andar sempre à frente dos acontecimentos e não ser apanhada desprevenida pelas alterações que vão ocorrendo em seu ambiente.

O Desenvolvimento Organizacional se propõe a criar uma empresa continuamente proativa que deva se adaptar rapidamente às mudanças quando elas ocorrerem, mas que também saiba perceber o que virá pela frente e se antecipar ao futuro.

Observa-se, atualmente, que muitas empresas já saíram da teoria e partiram para criar uma área de atuação na organização que tem como função implementar o conceito de Desenvolvimento Organizacional e buscar seus objetivos. Gerentes e Diretores de Desenvolvimento Organizacional já são encontrados em empresas de maior porte, preocupadas com o futuro.

Em verdade, a função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução. Zona de Conforto e Desenvolvimento Organizacional são inimigos viscerais. Quando a Empresa achar que está tudo muito bem é a hora do desastre, num mundo em constante transição.

Um eficaz profissional de Desenvolvimento Organizacional é aquele que faz com que sua a empresa nunca sinta que não há mais o que inovar e que vive “incomodando” todo mundo ao perguntar: “O que mudou hoje e o que já fizemos para nos adaptar?” ou “Que transformações vem por aí e como podemos nos preparar mesmo enquanto elas não chegam?”

Ao competente executivo de Desenvolvimento Organizacional compete trabalhar a “cultura” e fazer a cabeça das pessoas de dentro de casa para a necessidade de se adaptarem e tanto quanto possível anteciparem as mudanças ocorrentes no contexto da empresa; quando necessário deve se preocupar em trazer gente de fora que seja capaz de mudar, de reconhecer as transformações necessárias e eventualmente de administrá-las.

Compete-lhe, também, desenvolver meios e maneiras de premiar as pessoas da empresa de forma a que elas sintam que ganham mais satisfação de suas necessidades materiais e pecuniárias na medida em que colaboram para o sucesso das inovações necessárias. Deve trabalhar sempre com a Lei, mas procurando meios e maneiras de contornar o possível para que a legislação não dificulte ou impeça a empresa de mudar e crescer.

O responsável pelo Desenvolvimento Organizacional pode ser o próprio Diretor de Recursos Humanos, um Diretor só para Desenvolvimento Organizacional ou um Gerente subordinado ao DRH. O executivo de Desenvolvimento Organizacional cuida do que virá pela frente. É o instrumento de visão futura para o Diretor de Recursos Humanos. assim como para os demais Diretores de todas as Áreas da empresa. Pode ser um Diretor um Gerente Sênior ou um Assessor e até mesmo um Consultor Externo.

Por fim, ao profissional de D.O. deve ficar claro que sua missão vai se tornando cada vez mais estrategicamente essencial para as empresas, na medida em que o grande objetivo de todas elas é o de sobreviver num mundo difícil e buscar o seu objetivo estratégico de sucesso contínuo no futuro. E é para isso que o D.O. serve.

(*) Laerte Leite Cordeiro é Economista e Mestre em Marketing e Recursos Humanos, com cursos em Harvard e Stanford. Diretor Geral da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos. São Paulo. Agosto, 2013Voltar para cima

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