Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Fevereiro, 2013

Laerte Leite Cordeiro (*)

VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO

O tempo foi passando, a idade chegando, a carreira se alongando, o patrimônio crescendo, os filhos adultos ou jovens, alguns empregos, sucessos e fracassos, mudanças a enfrentar e a conviver, cabelos brancos.

Certamente estas e outras situações já alcançaram muitos leitores ou começam a preocupar, uma vez que já não se tem a mesma energia dos 30 anos, é muita coisa nova para se aprender, da tecnologia aos costumes sociais. Ontem Chefe era Chefe e não o Líder de quem hoje se espera tanto.

Os jovens chegam com alta escolaridade, vontade de aprender mais, oportunidades na empresa – que antes não apareciam tantas – energia física, futuro pela frente e interesse em crescer e se desenvolver sem esperar por ninguém.

Claro que quem está lá há mais tempo deve ter a segurança do conhecimento, da experiência e da vivência que certamente são fundamentais. Mas até quando? Quando é esse momento de cansaço e de falta de novidade, essa hora em que V., profissional de carreira, começa a sentir que não quer mais matar um leão a cada dia e gostaria de poder usufruir de sua história, planejar mais, operacionalizar menos. Será que está chegando a hora de reduzir um pouco a velocidade, qualificar o esforço, buscar outras atividades na empresa atual? Já é hora de ser mais estratégico e menos operacional, liderar mais e mandar menos, aproveitar um pouco mais a vida com a família e ser mais útil às suas comunidades cultural e social?

É curioso que alguns antigos parceiros na empresa vão saindo, afastados ou desligados, os colegas da happy-hour do passado não se encontram mais, as reuniões tem caras diferentes e as feiras, congressos e seminários estão cheios de gente desconhecida.

Tudo isso assusta porque simboliza que embora ainda não se esteja aposentado, o fato é que já se passou uma larga parte da vida e muito da carreira. Quando alguém fala, numa roda de amigos, na Copa do Mundo de 2026, já passa um certo friozinho na barriga, que não dá para evitar.

Deve-se então, entender que caminhamos devagar – mas sempre - para uma transformação da vida e da carreira e que é preciso que nos preparemos para uma situação nova de transição, que até há pouco nem nos ocorria ou preocupava

Ou quem sabe, se a despeito do tempo que passa, mesmo percebendo e sentindo que estamos caminhando para uma situação e um momento novo, ainda temos muito tempo e existe espaço para alegria, contribuição, crescimento, companheirismo, garra e vontade de competir ?

Pergunte-se que assuntos V. ainda pode aprender, conhecer e dominar ou de que programas de desenvolvimento V. ainda pode participar para assegurar sua capacidade de realizar coisas novas na empresa, no futuro à frente; pense um pouco se sua atuação no mundo empresarial o envolveu em Associações, Sindicatos, Conselhos ou outros agrupamentos importante ou se neles V. ainda pode se integrar; indague de V. mesmo se suas competências atuais lhe permitem cogitar de uma atividade docente que comece agora mas que seja uma abertura para mais tarde na sua vida útil profissional; se a experiência e os conhecimentos de sua carreira lhe permitem pensar em um negócio próprio ou numa atividade de consultoria profissional para quando V. não tenha mais o carimbo de uma empresa no seu histórico; se já não é hora de escrever e publicar um pouco sobre tudo o que V. aprendeu na vida e na carreira até aqui e que pode ser uma contribuição para quem ainda está se desenvolvendo.; se não é agora o melhor momento para contribuir com seu talento sênior, sua inteligência e sua vontade de colaborar,numa ONG, para ajudar a tornar a vida de outras pessoas mais feliz e confortável; ou,quem sabe, se agora é a hora de se filiar e participar de um partido político, colaborando para o desenvolvimento democrático do nosso Brasil.

Enfim, a idade mais madura não é um desastre na vida de ninguém, quando se tem saúde e vontade de viver com intensidade e inteligência. A senioridade de uma carreira ou de uma vida não é o fim, mas sim um novo momento que exige de cada um a continuidade de uma luta que, no passado, tinha outras características e que agora apenas é diferente e usa novas qualidades que o tempo foi nos oferecendo. Dá para ganhar dinheiro, para manter a importância, para se sentir proativo, para realizar coisas, para ensinar os outros e para contribuir para que este Mundo Nosso seja cada vez melhor.

(*) Laerte Leite Cordeiro é Mestre em Administração e Recursos Humanos, Presidente da Laerte Cordeiro Consultores em RH, com cursos em MichiganState, Harvard e Stanford.
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –