Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Novembro, 2012

Cirlene Barreto (*)

OUTPLACEMENT EM 2012

Prática administrativa de Recursos Humanos que chegou ao Brasil no início dos anos 80, o Outplacement veio como resposta profissional para que as empresas pudessem enfrentar a crise da época, quando muitos executivos e profissionais perderam seus empregos e o mercado de trabalho se tornou muito difícil para os demitidos.

Importado dos Estados Unidos, o Outplacement vinha como uma ação empresarial humana e inteligente e passou a ser praticado principalmente pelas empresas norte americanas atuantes no Brasil e, depois, também adotado pelas empresas brasileiras de maior porte.

O objetivo era o de ajudar e apoiar os executivos e profissionais que precisavam buscar novos empregos, sem estarem preparados para tal competição, que se fazia muito intensa naqueles momentos. Havia poucos empregos, as empresas reduziam suas organizações, procuravam baixar os seus custos, reduziam seus quadros. Pela primeira vez, grandes empresas demitiam dezenas de profissionais e se inaugurava uma nova condição no mercado de trabalho.

Executivos e profissionais não estavam preparados para procurar emprego, uma vez que ser demitido também era uma novidade nas carreiras da época.Os desempregados precisavam muito de quem os ajudasse na organização de sua busca e não estavam preparados para elaborar um currículo adequado ou para enfrentar entrevistas de seleção.

A Área de Recursos Humanos das empresas também não estava preparada para oferecer esse tipo de apoio aos seus demitidos, surgindo então consultorias especializadas na assessoria às empresas demissoras, prestando serviços externos de apoio aos demitidos. Organizações de consultoria, brasileiras e multinacionais, hoje muito conhecidas pelo trabalho realizado, entre as quais a Laerte Cordeiro, tem realizado projetos de alto nível em Outplacement Corporativo.

Não se conhece de muitas pesquisas realizadas no assunto Outplacement no Brasil, salvo por alguns esforços de consultorias e universidades, que pretenderam levantar informações sobre como aqui se desenvolveu o Outplacement nestes últimos anos. Com base em trabalho realizado pela consultoria Laerte Cordeiro, atualizado em levantamento recentemente realizado para um dos cursos de MBA de importante Universidade paulista, em São Paulo, foram levantados alguns pontos básicos sobre o tema Outplacement – 2012 que podem servir como orientação para as empresas e suas áreas de Recursos Humanos no Brasil de nossos tempos.

A seguir, as principais conclusões desse estudo mais recente:

1.

O Outplacement faz parte do conjunto de práticas que tratam da vida e carreira dos executivos profissionais nas empresas brasileiras.

2.

O Outplacement é mais praticado nas empresas maiores e principalmente nas multinacionais, sem contudo deixar de ser adotado por empresas brasileiras, pequenas e médias.

3.

O Outplacement é mais aplicado nas demissões de ocupantes de cargos de hierarquia média e superior, particularmente Gerentes e Diretores.

4.

O Outplacement teve sua época de modismo, praticado de maneira equivocada, sem maior fundamento na importância econômica, social e humana do procedimento.

5.

O Outplacement é percebido hoje como uma prática inteligente e humana a ser administrada pela Área de Recursos Humanos das empresas.

6.

O Outplacement é visto hoje como o ato final da manifestação de respeito da empresa pelo profissional que foi seu colaborador. Tal benefício é como se fosse uma referência que ela dá ao demitido e a ela mesma.

7.

O Outplacement oferece ao profissional um suporte importante numa hora difícil e lhe permite repensar sua vida e carreira, percebendo problemas de sua empregabilidade e recebendo ajuda para superá-los.

8.

O Outplacement atende ao interesse de todo profissional, por novas alternativas e o ajuda a busca-las de forma efetiva e organizada.

9.

O Outplacement é melhor realizado com o apoio de empresas de consultoria especializada no assunto.

10.

O Outplacement faz parte, hoje, do diferencial competitivo das empresas, que se caracteriza pela qualidade e humanidade na gestão de pessoas. Aquelas organizações que se preocupam com seus profissionais também no momento de sua saída certamente merecerão a confiança dos que nela ainda trabalham.

Pode-se afirmar que o Outplacement que chegou ao Brasil há 30 anos, veio e ficou. Faz hoje parte do ideário e da prática administrativa de boas empresas pequenas, médias e grandes, brasileiras e multinacionais, de todos os setores de atividade e cresce sua participação na vida dinâmica das empresas, à medida em que, mais e mais, a administração de empresas se aperfeiçoa e humaniza.

(*) CIRLENE BARRETO é Especialista em Recursos Humanos. Consultora e Diretora de Projetos Individuais da Laerte Cordeiro Consultores em RH é Conselheira da ABRH-SP e membro do Grupo de Excelência em Administração de Pessoas do CRA-SP. Novembro, 2012
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –