Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Março, 2012

Laerte Leite Cordeiro (*)

OTIMISMO ACIMA DE TUDO!

Temos que admitir que o final do ano de 2011 e o começo deste novo ano não foram muito animadores para executivos e profissionais de nível que buscaram um novo emprego.

O recrutamento se reduziu, as empresas foram extremamente seletivas e os empregos disponíveis ficaram para depois, provavelmente para março de 2012, quando brasileiramente o ano recomeça.

Em qualquer hipótese, parece que vai se estabelecendo uma situação que se repete, em ciclos, cada vez mais frequentemente. Notícias vindas do Exterior ou às vezes do nosso próprio País promovem as conhecidas crises conjunturais, que assustam os empresários e os dirigentes das empresas e fecham as portas para a admissão de novos executivos até passar o momento mais preocupante.

Assim foi em 2008, no 2º Semestre, quando o mercado iniciou sua queda de procura que levou 2009 a ser um dos piores anos do mercado de trabalho.

Agora, em 2011, quando as coisas pareciam melhorar e o ano já se recuperava de perdas passadas, eis que o 2º Semestre – sempre ele – volta a mostrar algumas nuvens cinzentas que trouxeram de volta os problemas de sempre para os executivos e profissionais de nível, desempregados ou interessados em mudar de emprego.

A verdade é que dizer que o emprego está difícil, que há menos empregos oferecidos no mercado e que a crise mais uma vez se instalou, já vai parecendo a descrição de uma situação corriqueira e frequente, contra a qual clamar já não resolve e chorar muito menos.

Se o executivo perdeu seu emprego neste momento difícil ou se o emprego que tem não mais satisfaz, é preciso entender que a atual delicada situação de mercado hoje, não é mais excepcional e sim quase que ordinária e comum.

Portanto, o que se conclui é que nos tempos mais atuais - sempre de crise - procurar emprego será sempre uma tarefa difícil e cansativa, que demanda criatividade e muita aplicação dos candidatos.

O ponto de partida, porém, é não se deixar levar pelo pessimismo que muitas vezes nos assalta, ao imaginarmos que não vamos conseguir um bom emprego, porque o mercado está fechado.

O mercado nunca fecha, apenas murcha, reduz números e exige mais. O executivo candidato a emprego deve manter o otimismo acima de tudo e, principalmente, saber lidar com um novo mercado que não é mais tão rico de ofertas como antigamente.

Melhore sua escolaridade, estude línguas, mantenha uma boa imagem pública como cidadão, ponha recheio em seu currículo, cultive um network de relacionamento profissional e melhore sua apresentação pessoal e sua comunicação interpessoal. Isso fará com que V. tenha melhores chances de manter o emprego que tem e/ou de crescer dentro dele. Se mesmo assim sua empresa não puder mantê-lo ou não se interessar por oferecer-lhe mais oportunidades, V. terá condições melhores de encontrar novos caminhos mesmo num mercado de menor intensidade de procura. Sua empregabilidade terá sido melhorada e suas chances no mercado serão maiores. Não se deixe apanhar pelo pessimismo da “crise”. Trabalhe pelo seu futuro e acredite em V. mesmo!

(*) Laerte Leite Cordeiro Mestre em Administração e Diretor Geral da Laerte Cordeiro Consultores em RH. São Paulo, março, 2012.
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –