Home  


Tel: (11) 5044.7585

lcrh@laertecordeiro.com.br

Fale Conosco

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
envie este artigo por e-mail
Fevereiro, 2015

Laerte Leite Cordeiro (*)

PRODUTIVIDADE : CHEFIA OU LIDERANÇA

O pior que se pode observar num ambiente de trabalho é um clima pesado, subordinado ao olho vigilante do Chefe. As pessoas pouco se comunicam, as reuniões são tensas e os resultados do trabalho são modestos e burocráticos, em geral pouco produtivos.
É importante observar que a alternativa para essa supervisão rígida e de aparente concentração no trabalho, não é a a indisciplina, a confusão ou a “bagunça” generalizada no ambiente como muitos poderiam imaginar.
A melhor situação é aquela em que o Chefe supervisiona sim, mas deixando um credito de confiança em seus subordinados, criando um sadio clima de relações humanas na equipe e estimulando a motivação e o desenvolvimento daqueles que compõem o seu grupo de trabalho.

O Clima de Trabalho
Não é difícil para qualquer pessoa razoavelmente preparada para observar, entrar num escritório ou numa fábrica e perceber, nas pequenas coisas, o clima pesado generalizado, que certamente não conduz a empresa para o sucesso pretendido e menos ainda para a alta produtividade pretendida sempre.
Já hoje vai se tornando comum felizmente, nas grandes empresas, uma preocupação com o clima de trabalho, com as relações entre chefes e subordinados, com o desenvolvimento da criatividade e da motivação das pessoas.
Inteligentemente, muitas empresas já buscam a melhoria da sua produtividade e da sua criatividade geral a partir de medidas que tendem a favorecer a descontração e um bom e ameno ambiente de trabalho, sem prejuízo de sua eficiência e resultados econômicos.

Uma Nova Política de Recursos Humanos
Vê-se, já com alguma freqüência, empresas que criam suas academias de ginástica, suas aulas de idiomas, suas sessões de arte e tantos outros procedimentos que favorecem a descontração e a maior produtividade. Sem falar nas Universidades Corporativas e no contínuo treinamento do pessoal de chefia, em todos os níveis, para evitar o clima pesado e de “terror” praticado por chefes desatualizados. “Coaching” deixou de ser mais um palavrão importado para se converter numa preocupação das empresas que pretendem ter lideres ou gestores à testa de suas equipes de trabalho, mais do que os “Chefes” tradicionais do “olho vigilante” e da ameaça constante.

As Novas Gerações e o Futuro
A “geração Y” e a futura “geração Z” que já estão aí ou estão chegando nas empresas, não convive bem com o chefe feitor ou com a empresa autocrática. E são esses jovens de agora que vão fazer o futuro das empresas. É preciso perceber que o Mundo e as pessoas estão mudando e que o clima de trabalho não precisa ser áspero, duro e restritivo para ser produtivo e eficiente. Estamos já numa época em que a Liderança substitui a Chefia e na qual as pessoas passam a ser importantes pela sua vontade, pelo seu talento e pela sua contribuição.

Os Chefes e as Empresas que não perceberem essa mudança certamente vão pagar, mais dia menos dia, o preço de sua falta de visão e sensibilidade.

(*) Laerte Leite Cordeiro, Mestre em Marketing e Recursos Humanos. Especialista pela FGV, Harvard e Stanford. Consultor, Coach e Mentor de Carreiras Executivas. São Paulo, fevereiro, 2015.
Voltar para cima

Laerte Cordeiro Consultoria em Recursos Humanos
Jan - Mercado de Trabalho para Executivos em 2015
Dez - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: ERROS BÁSICOS Mai - PONTOS IMPORTANTES DA RELAÇÃO COM OS HEADHUNTERS
Nov - 150 ANOS DE ADMINISTRAÇÃO Abr - O NOVO MERCADO DE TRABALHO
Out - O EXECUTIVO SÊNIOR E O FUTURO Mar - O DIFÍCIL EMPREGO NAS GRANDES EMPRESAS MULTINACIONAIS
Set - CARTA MENSAL AOS EXECUTIVOS Fev - INCOMPETÊNCIAS EXECUTIVAS
Dez - 2014: DÚVIDAS E ESPERANÇAS Mai - ALERTA VERMELHO PARA OS ACOMODADOS
Nov - O CALENDÁRIO DO EMPREGO PARA EXECUTIVOS Abr - COMO BUSCAR UM EMPREGO MELHOR?
Out - DESPERTANDO O INTERESSE DE UM HEADHUNTER Mar - RH EM BOVA VERSÃO
Set - SABER, TER E USAR ... RECADOS PARA O EMPRESÁRIO-ADMINISTRADOR Fev - VIDA E CARREIRA EM TRANSFORMAÇÃO
Ago - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL E O SUCESSO DA EMPRESA Jan - O QUE SEGURA UM EXECUTIVO NA EMPRESA?
Jul - UM NOVO EXECUTIVO BRASILEIRO
Dez - O RETORNO DO CHEFE Mai - E SE A CRISE VOLTAR?
Nov - OUTPLACEMENT EM 2012 Abr - O QUE HÁ DE NOVO EM INOVAÇÃO?
Out - DEMITIDO? EU? Mar - OTIMISMO ACIMA DE TUDO!
Jul - A DIFÍCIL VIDA DO CANDIDATO A EMPREGO Jan - EXECUTIVO: COMO PERDER SEU EMPREGO EM 12 LIÇÕES FÁCEIS
Jun - MEUS JOVENS 40 ANOS

LAERTE CORDEIRO: 33 anos servindo a Profissionais e à Comunidade de Empresas
– Executive Search & Hunting – Outplacement Corporativo e Recolocação de Profissionais –  Coaching de Carreira – Consultoria  –